Páginas

Pular para o conteúdo principal

É a dor que apura a Poesia


Eu ainda me esforço para tentar manter minhas palavras mais complexas e objetivas. Mas o que sempre me deparo é com frases subjetivas de minha própria autoria e de que nem eu mesma ouso interpretar.
Como sempre fui sonhadora, nunca neguei aquilo que penso realmente, sempre tive uma visão diferente dos demais aqui na minha casa e por isso estou sendo um tanto atormentada por isso nas ultimas semanas. Como aqui é um espaço que eu me sinto tão bem para escrever o que penso, já que só entra e lê aquilo que escrevo quem quiser, comentei em um post anterior que era na tristeza em que muitas vezes temos a capacidade maior de escrever, se você quiser ler esse post clik aqui. Então, recentemente venho recebido altas doses de amor e de crueldade em que uma pessoa muito próxima de mim sente prazer em dar, com palavras, menciona minha derrota, diz coisas que me deixam extremamente tristes.
Não vou negar e mentir que fico feliz com tudo isso, lógico que não, mas começo a me preocupar com coisas bem mais importantes do que essa pessoa quer que eu me preocupe, afinal, ela não é o centro das atenções como ela adora ser.
Enfim, ao ler o último capítulo do livro Muito Romântico de Toni Brandão, o personagem Antônio diz que é a dor que apura a poesia, e refleti muito encima dessa frase e cheguei a conclusão que não há nada que eu faça que poderá afastar a tristesa, apenas posso agir de maneira em que ela não me prejudique, tenho que usar ela ao meu favor, devo liberar minha poesia, minha arte, minha forma de fazer arte que é escrever.
Não venho dizer que sou a pessoa mais forte do mundo, que já aprendi tudo na vida, não. Eu choro sim, mas deixo que seja apenas por um momento, e deixo que as lágrimas e um sono tranquilo leve toda preocupação precipitada. Eu já fui muito depressiva em relação ao que dizem de mim, principalmente daquilo que minha mãe e meu pai me diziam, porém, vi que são eles que mais dizem bobagens ao meu respeito e nada sabem das minhas escolhas. Hoje ainda tenho muito que mudar, sim, mas amadureci quanto a essa tristeza que me consumia e me envenenava ao ponto de me fazer entrar em depressão por causa de problemas dos outros.
Concluindo, seja lá o que for, o que vier, nunca se deixe levar pelo que pessoas infelizes dizem. Crie uma opinião própria daquilo que você está passando, não pense que apenas por que uma pessoa é mais velha ou mais experiente sempre está certa. E o mais importante: quando estiver triste faça com que sua poesia, ou modo de fazer arte seja liberto. Escreva, componha, leia, escute música alta, dance ou invente alguma das muitas formas de liberar a força da tristeza que guardamos nas horas de aflição. Nunca deixe que palavras interfirão seu caminho.

Comentários

  1. Pois é Alne. Muitas pessoas se sentem infelizes ao nos ver felizes.Pior ainda quando isso acontece dentro da nossa própria casa.
    Me identifiquei bastante com a sua situação...
    Um abração.

    blogdolenivaldo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline, li seu post todinho, mas tropecei numa palavra: clike! Por favor, tenha a gentileza de trocar por: click! É mais bonitinho! =P
    Bacana você contar o que tem passado em casa! Eu só melhorei de preocupar-me no que os outros pensam depois que:
    1) Mudei de casa e passei a morar em apartamento.
    2) Mudei de cidade.
    3) Entrei pra federal.
    A receita é boa e se eu soubesse que seria melhor eu teria feito mais rápido hehehe.
    Bacana sua dica para cultivar o lado artístico!!! Eu desenho, estudo japonês, ouço música e essas coisas são sim produtos da minha tentativa ante-depressivo hehehe Ah! Caminhar e correr tem sudo muito bom também!!!

    Muito bom seu blog, e incrível seu template!!!

    Visite meu blog! =D

    Grande braço! ^^

    http://neowellblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. pois é,entendo bem os sentimentos explícitos neste post,combina com uma postagem que escrevi em meu blog *Jesus e eu-blog evangélico,de nome ''Palavras malditas''.
    *um abraço pra ti.

    ResponderExcluir
  4. Alguém cantou que, quem pensa por si mesmo é livre e ser livre é coisa muito séria...
    Isso poderia, ou não, se adequar ao que você disse.
    Está certa, não é porque a pessoa é mais velha que ela é mais esperta. Jovens têm tanto a ensinar...
    É o que destaca o jovem: a esperança. Tenha esperanças, a tristeza é passageira como uma nuvem. =)

    ResponderExcluir
  5. é dificil entrar em conflito com pessoas q tem pensamentos diferentes.....mas nao devemos tentar ser iguais!

    ResponderExcluir
  6. Parabens, goostei mt do blog, escreves supeeeeeeer bem, e realmente a dor apura a poesia, digo isso pq tenho um blog que é de poesia (não esrevo tao bem como você mas enfim SAUIDHAUD) e so consigo escrever lçegal quando to triste D:
    enfim, parabens pelo blog, sucesso :*

    ResponderExcluir
  7. através de seu post irei relatar um pequeno fato do que escrevo...
    Tipo Só consigo compor qndo estou muito triste...
    Sabe por alguns dias eu tava muito feliz,mais não achei nenhum jeito de relatar minha alegria...

    mas houve um dia que tava tão feliz que resolvi transformar essa felicidade toda em tristeza(meio louca eu sei que sou)¬¬
    Daí,eu tinha um amigo muito fofo em tudo,tipo cair na besteira de me declarar para ele,pois sabia que ia levar um fora dele,e foi dito e feito levei um tremendo fora...E de cara perdir a amizade dele...>.....<Mas tudo o que me vem na cabeça é este fato,minha dor é tão grande que não cabe em um papel...não consigo relatar esta dor do jeito que é...
    é muito louco este meu jeito que tenho de compor!..

    beijos sorte com tudo!

    ResponderExcluir
  8. A felicidade de outro depende da sua... se vc esta feliz, ele vai estar triste... e vice-versa

    ResponderExcluir
  9. Querida, tu escreve muito bem hein.. Gosto dos teus posts.. bjokinhas

    ResponderExcluir
  10. Eu sei que nada é tão certo que não se possa mudar, mas sei também que nem sempre é facil! por isso eu também acho que ninguém pode ter o poder de moldar a sua felicidade, e procuro seguir com isso na cabeça, mas é preciso ser forte! lendo seu texto me lembrei que o segredo é achar graça! rir sempre foi o melhor remédio!
    Gostei do Blog!
    PS: Respondendo seu comentário: Não! não tenho experiência nenhuma com nada! apenas sigo meu caminho!rsrs

    ResponderExcluir
  11. Eu também me sinto bem escrevendo,é aforma de fugir do mundo, e das coisas ruins que me lançam.

    ResponderExcluir
  12. Oiee... Adorei o texto... Incrivel, mas geralmente escrevo muito melhor quando estou triste... Mas enfim... estou de blog novo: http://queridodiariodade.blogspot.com/

    Abçs...

    ResponderExcluir
  13. Nossa, adorei o texto. Quero saber o que seu pai e sua irmã diziam sobre vc.

    Tô te seguindo já.Bjs

    ResponderExcluir
  14. Quer se tornar escritor? Os blogs garotas teens antenadas e escritoras teens estão lançando juntos o primeiro livro de contos no Brasil feito só por adolescentes, não pêra essa oportunidade de expor seu trabalho, os blogs receberão os textos até o dia 31 de maio. Use a sua imaginação e participe desta promoção. Regulamentos nos blogs http://garotasteensantenadas.blogspot.com/ , http://escritorasteens.wordpress.com/ e no blog da escritora e acadêmica que organiza a antologia, Izabelle Valladares http://blogdaizabellevalladares.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. oi aline?goistei muitooo do seu poste realmente essa situiaçao e um pouco complicada!morro co aminha vo aum tempo e com mais duas primas ppedi inha mae as 2anos atras iso me eem tristece muitooo pessoas que n faer questao de nos verrem triste!mais hok=je ja me fotaleci em relaçao a esses tipos de pessoas n e pq elas sao mais velhas que sempre vao se dona da verdade!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Muitas pessoas perdem
as pequenas alegrias enquanto
aguardam a grande felicidade."

(Pearl S. Buck)

Obrigado por Comentar!