Páginas

Pular para o conteúdo principal

"O covarde nunca começa, o fracassado nunca termina, o vencedor nunca desiste." (Norman Vicente Peale


Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é muita para ser insignificante. (Charles Chaplin)


Hoje ao voltar do curso, com pressa, pensando em diversas coisas e como sempre, sem olhar para os lados, percebi uma voz tremula vinda na minha direção que dizia "Boa tarde menina!", eu me virei, abri um sorriso e disse "Bom dia! Tudo bem com o Senhor?". Era um homem com problemas mentais e grande dificuldade para caminhar. Ele mais do que depressa me respondeu com alegria "Tudo bem Graças a Deus! E com você?", eu respondi que estava tudo bem e segui meu caminho apressada. No decorrer do caminho refleti sobre aquele fato que muitos poderiam julgar como insignificante. Porém, vi bem mais do que apenas um comprimento entre pessoas.
Ao homem me dizer que estava tudo bem, com alegria, me senti constrangida por segundos e logo depois veio a reflexão. Como poderia um homem com problemas mentais e que caminhava com tanta dificuldade estar tão bem a ponto de agradecer a Deus? De onde tiraria forças para todo dia lutar contra as limitações e as adversidades da vida cotidiana?
Reparei que pessoas, como esse humilde homem, que reparou em mim em meio a tantas pessoas, que  me permitiu tais questionamentos, pessoas como ele, que são vencedores.
Vencer, caro leitor, não é conseguir um emprego, não é ser popular no twitter, não é casar e nem mesmo ganhar dinheiro. Vencer é bem mais do que isso.
Ser um verdadeiro vencedor é sobreviver sem um emprego tendo filhos para criar, ser vencedor é aceitar sua condição limitada ou apenas rejeitada pela sociedade e se amar do jeito que é. Ser um vencedor não é apenas driblar os probleminhas cotidianos e medíocres que você tem, aquelas inutilidades que você julga problemas, vencer não é nada disso.
Vencer não é fácil e não depende de mentalização ou não. Vencer é nunca desistir!
Como disse Dinamor, "Quem quiser vencer na vida deve fazer como os seus sábios: mesmo com a alma partida, ter um sorriso nos lábios".
Por que, para muitas pessoas, vencer é o que basta, apenas isto, mas nem sabem o que é vencer ou ser vencedor. Pois, as batalhas mais fúteis não sabem perder.
Waldemar Valle Martins disse que "O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre" e o que faz do homem que me comprimentou na rua um vencedor é a sua luta.
Quanto as pessoas que não são vencedoras... Faça dos seus obstáculos um desafio para alcançar, por mais inúteis que eles forem.
Aqueles que se dedicam demasiado às pequenas coisas tornam-se normalmente incapazes das grandes.

"Nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes.
Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. É nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos amedronta.
Nos perguntamos: "Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrível?" Na verdade, quem é você para não ser tudo isso?...Bancar o pequeno não ajuda o mundo. Não há nada de brilhante em encolher-se para que as outras pessoas não se sintam inseguras em torno de você.
E à medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo".

(Discurso de posse, em 1994)
Nelson Mandela

Comentários